É normal sentirmos medo ou um frio na barriga quando vamos tentar algo novo e isso provavelmente irá acontecer quando você pensar em empreender. Porém não podemos deixar esse medo dominar e nem atrapalhar os nossos objetivos. Tudo que é novo pode assustar um pouco, mas se seguirmos alguns passos antes de tomar essa decisão, ficaremos mais tranquilos para seguir em frente com o novo projeto.

Primeiro de tudo, pense no seu momento atual e reflita se você está pronto para iniciar seu próprio negócio. Pense em cada área da sua vida: com os recursos que possuo, consigo investir em um negócio agora? Tenho reserva financeira? Tenho o apoio da família? Estou emocionalmente pronto para encarrar os riscos? Tenho condições de deixar meu emprego para começar algo próprio ou teria que abrir o negócio paralelamente? Quais são os benefícios que terei a longo prazo? Enfim, temos que fazer uma reflexão para tomarmos uma decisão consciente.

Depois, converse com pessoas que já empreenderam para saber um pouco mais sobre a rotina do empreendedor e tire todas as suas dúvidas. Pergunte sobre como foi abrir uma empresa, quais são os trâmites legais, quais foram os principais desafios, quais comportamentos são importantes desenvolver. Essa conversa com certeza irá abrir a sua mente para coisas que você ainda não tinha pensado e que te ajudarão a concluir a reflexão que você começou sobre seu momento atual.

Além disso, estude o mercado, veja o investimento necessário e monte um plano de negócios. Muitas pessoas querem começar algo de repente e sem planejamento, isso normalmente não dá certo. É fundamental pensar bem no produto ou serviço e fazer um bom planejamento. Uma vez que você começa a pôr a empresa no papel e olhar com calma os detalhes, você terá insights e perceberá coisas que antes não havia pensado.

Depois de seguir esses passos, você se sentirá mais seguro para seguir em frente e colocar a mão na massa. Ter medo em alguns momentos é normal, mas com esse preparo, a tendência é que ele não te atrapalhe e assim você consegue colocar foco no sucesso do seu negócio.