O número de desempregados no país continua alto, portanto há muitas pessoas buscando uma oportunidade de trabalho para voltar a ativa. Como as vezes não é tão fácil conseguir um emprego e há necessidades que precisam ser supridas, algumas pessoas acabam fazendo “bicos” ou até pensam em abrir o próprio negócio. Tarefa que não é fácil, pois nesse período de desemprego os recursos costumam ser escassos e para iniciar um negócio, geralmente é necessário certo investimento.

Mas será que há um tempo certo para desistir de buscar um emprego e começar um negócio próprio? Tudo depende da situação atual e dos nossos objetivos. Se a pessoa sempre quis abrir um negócio, tem recursos para iniciar seu projeto e está disposto a desistir do ambiente corporativo, quanto antes ela conseguir analisar a viabilidade e colocar em prática, melhor, pois antes terá retorno.

Tem pessoas, por outro lado, quer perderam o emprego e nunca tiveram a intenção de iniciar um negócio próprio, nestes casos é preciso avaliar quanto tempo seus recursos irão durar caso ela não consiga um emprego logo. O importante é não esperar chegar perto da reserva final para iniciar um projeto, pois podemos nos desesperar e assim as coisas não saem bem do jeito que desejamos. Ter tempo para analisar a viabilidade, planejar e executar é fundamental para a carreira solo dar certo.

Além disso, temos que pensar no impacto desta escolha e para isso, deixo uma reflexão: como desejo estar daqui 1 ano? Se eu começar uma carreira solo hoje, eu vou chegar no meu objetivo principal? Quais seriam os impactos na minha vida daqui 3, 6 e 12 meses? Qual seria o pior e o melhor cenário? Quais serão os obstáculos que terei que enfrentar ao seguir uma carreira solo?  Fazer essa autorreflexão é fundamental para identificarmos se a escolha está adequada com os principais objetivos de vida e carreira.

Finalizo dizendo que tudo depende de cada um e de cada situação e se a pessoa é qualificada, está em constante busca por emprego, mandando currículos, fazendo contato com sua rede de colegas e indo atrás, uma hora aparecerá a oportunidade de retornar ao mercado. O único ponto é que pode ser que esse tempo demore mais do que o esperado, portanto é importante ter paciência e analisar se vale a pena esperar ou tentar o caminho solo.